quarta-feira , 27 novembro 2024
GoiâniaGoiás

Gerdau ressalta conquistas na educação e saúde e diz que Goiás é exemplo para o Brasil

Goiás foi um dos Estados que mais conseguiram avançar em gestão pública nos últimos anos no País. A avaliação foi apresentada, na quarta-feira, pelo empresário e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, ao governador Marconi Perillo, durante assinatura de termo de continuidade às ações do Programa de Modernização da Gestão Pública (PMGP) e avaliação das atividades já realizadas na primeira etapa do projeto, iniciada em 2011. A solenidade reuniu, no 10° do Palácio Pedro Ludovico, mais de 50 empresários, políticos e prefeitos goianos.

O PMGP busca criar uma nova cultura administrativa de governança e gestão para alcançar desenvolvimento sustentável e promover melhorias sociais e econômicas. O programa é desenvolvido hoje em 14 Estados, 13 municípios e sete ministérios. Para isso, é realizado um diagnóstico e sugeridas ações de melhoria. O projeto está centrado ainda na agregação de métodos de gestão, técnicas de gerenciamento de receitas e despesas, reestruturação de processos e órgãos para promover mudanças na administração pública, com apoio da iniciativa privada. “Em Goiás tivemos uma das evoluções mais expressivas em termo de gestão nos últimos anos”, destacou Gerdau.

Jorge Gerdau, que é presidente da Gerdau S/A, uma das principais fornecedoras de aço do mundo, comentou que os melhores exemplos do avanço de gestão de Goiás estão na área da educação, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Estado, que em 2011 era 5°colocado no ranking nacional, atingiu a 1º colocação em 2013. Além disso, mais de 20 mil professores foram formados anualmente pela Escola de Formação, houve adesão de 100% da rede ao currículo referência, redução de 33% da distorção idade-série, mil escolas reformadas e 51 em construção.

O empresário também ressaltou os avanços de Goiás na área da saúde com a gestão por Organização Social.

Artigos relacionados

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...