A bancada governista na Assembleia Legislativa tem maioria esmagadora na Casa, mas vem levando um banho da oposição nas manobras e debates em plenário.
Entre novatos e veteranos, os deputados da base do governador Marconi Perillo não abrem a boca para defender o Governo. Nas raras ocasiões em que o fazem, apresentam argumentos inconsistentes – um exemplo é o deputado Nédio Leite, do PSDB, que nesta semana disse na tribuna que pagar dentro do mês trabalhado foi “um favor” que Marconi fez ao funcionalismo.
Mas, em meio ao fiasco geral da bancada governista, sobressai-se uma exceção: é o “baixinho” Santana Gomes, um parlamentar aparentemente de muitas limitações, mas que, até agora, tem se revelando o único capaz de peitar – e em certos momentos, calar – a artilharia oposicionista.
Neste domingo, o Diário da Manhã dedica uma página inteira a Santana Gomes, a quem batiza de “deputado mosqueteiro”. Segundo o DM, “Santana Gomes destaca-se como o mais combativo parlamentar do bloco situacionista, neste início de Legislatura”. Nos debates, até agora,o deputado já conseguiu botar para correr até oposicionistas experimentados como José Nelto, Adib Elias e Luis Cesar Bueno.