quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Vitti diz que deputados não defendem o Governo porque estão insatisfeitos. Mas o problema é outro: o que falta é preparo e competência

Em declarações ao diário O Hoje, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, José Vitti, alegou que o governador Marconi Perillo está sem defesa nos debates parlamentares porque 1) há insatisfação entre os deputados, que aguardam nomeações de afilhados e 2) ninguém está interessado em se alinhar com projetos polêmicos, que mexem com direitos de funcionários públicos.

Mas pode não ser bem assim. Como a oposição na Assembleia está ancorada em alguns deputados veteranos, com experiência de tribuna e manobras de plenário, como José Nelto, Adib Elias, Ernesto Roller e Luís César Bueno, entre outros, a reação da bancada governista deveria necessariamente partir de parlamentares preparados, com conhecimento de causa e bons de retórica. E isso, na entre os deputados da base de Marconi, é mercadoria escassa.

Poucas vezes na história da Assembleia a bancada governista foi tão fraca como atualmente, a tal ponto que a sua maior estrela é o ex-vereador Santana Gomes – incrivelmente o único deputado que consegue enfrentar a artilharia oposicionista em plenário. O resto… bem, o resto é o resto.

Nem novatos nem veteranos da bancada governista estão à altura do debate com os oposicionistas, que literalmente assumiram o comando das sessões, encurralando inclusive o presidente Hélio de Sousa – que não tem o pulso dos seus antecessores, Jardel Sebba ou Helder Valin, para controlar o andamento dos debates e impor uma pauta de votações. Em consequência, o que acontece na Assembleia é o que a oposição quer.

Com mais de 100 dias da nova Legislatura, a maior prova da fragilidade comum aos parlamentares ligados ao Governo é que não há registro de um único discurso ou sequer um reles aparte, dignos de nota, sobre qualquer assunto, que tenham vindo de um deputado governista (com a sempre honrosa exceção de Santana Gomes). O fiasco é geral – e o maior prejudicado é o governador Marconi Perillo, que não é defendido no plenário pela sua suposta base.

[vejatambem artigos=” 45905,45805,43905,43896… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....