Avaliação do Jornal Opção, publicada neste domingo, desmistifica o prêmio que o aplicativo de O Popular para dispositivos móveis conquistou como “o melhor do mundo”.
O semanário escarafunchou as regras do ranking da International News Media Association (Inma) e descobriu que “a categoria que O Popular ganhou a premiação é entre os jornais regionais com tiragem de menos de 300 mil exemplares ou menos de 3 milhões de visitantes únicos por mês em seu website. Na mesma categoria, mas no que seria o grupo dos ‘grandes’ (com mais de 300 mil exemplares e mais de 3 milhões de visitantes únicos mensais), venceu o “New York Times” com o aplicativo NYT Now”.
Mas esse dado foi omitido pela divulgação festiva que os próprios veículos do Grupo Jaime Câmara fizeram sobre o prêmio. “Grosso modo, o que O Popular produziu na capa, foi semelhante ao que o Goiás Esporte Clube publicou, quando em 2012 chegou a seu segundo título nacional: a expressão ‘Bicampeão brasileiro’ estampou o vidro traseiro de centenas de ônibus do transporte urbano de Goiânia. O que esqueceram de dizer foi que a conquista referia-se à segunda divisão”, ou, no caso, à série B do campeonato brasileiro.