terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Artigo de Signates em revista da UFG diz que as redes sociais estão esvaziando o jornalismo: “As fontes dão a notícia direto para o público”

Um artigo do professor Luiz Signates, da UFG e da PUC, publicado em uma revista da Faculdade de Comunicação, enxerga uma ameaça ao jornalismo: hoje, diz o professor, as fontes preferem dar a notícia diretamente para o público, valendo-se das redes sociais.

Signates cita vários exemplos,entre eles um de maior importância: ele afirma que esse processo vem de longe e lembra que, em 2010, o governador Marconi Perillo, então senador, anunciou a sua decisão de se candidatar novamente a governador através de um post no Twitter.

O presidente norte-americano Barack Obama, que por sinal acabou de abrir uma conta pessoal no Twitter (a anterior era operada pela sua equipe), também é citado elo professor Luiz Signates, pela constante utilização das redes sociais para divulgar notícias.

“Fatos como esses se multiplicam, denunciando uma das mais impactantes tendências do jornalismo na atualidade: a assunção da produção da notícia e, especialmente do furo jornalístico, pelas próprias fontes, com o uso da internet, sobretudo das redes sociais”, escreve o mestre em Comunicação.

Para ele, o que está ocorrendo “não é uma mera alteração na prática da circulação da notícia em face das novas tecnologias, e sim um sintoma específico e algo muito mais sério e profundo: o deslocamento do lugar social do jornalismo e, por conseguinte, do jornalismo profissional nas sociedades contemporâneas”.

[vejatambem artigos=” 45038,45374,45324,45050… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....