Em artigo publicado nesta sexta-feira em O Popular, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Paulo César Pereira, responde a um outro artigo, também O Popular, assinado pelo senador Ronaldo Caiado, na semana passada.
Caiado, entre outras coisas, criticou a verticalização de Goiânia e a falta de preocupação da gestão de Paulo Garcia com a preservação do patrimônio histórico da capital.
“Fazer um discurso saudosista de preservação da nossa história, contra a verticalização, ignorando o crescimento exponencial da população da nossa cidade certamente não é o melhor caminho”, diz o secretário Paulo César Pereira, argumentando:
“É o mesmo que querer empurrar a população mais carente para regiões cada vez mais distantes, e o mesmo que querer colocar a população a percorrer longas distâncias, todos os dias. É evidente que precisamos preservar a nossa história, mas não podemos associá-la de forma sofismada ao desenvolvimento da cidade. A verticalização possibilita à população estar mais próxima dos equipamentos urbanos, do comércio, escolas, hospitais, do trabalho. Enfim, nas cidades compactas, menores serão as distâncias percorridas, estimulando a população ao uso do transporte coletivo e de outros meios alternativos de locomoção”.
Ele acrescenta que o artigo de Caiado “faz uma avaliação distorcida e equivocada da importância social, turística, econômica e ambiental para a nossa cidade”. E finaliza convidando o senador para um encontro onde os dois debateriam projetos para a cidade de Goiânia.