quarta-feira , 27 novembro 2024
GoiásImprensa

Mina de ouro: auxílios, gratificações, indenizações, extras, verbas retroativas, abonos e outros turbinam os salários de juízes e promotores

O Popular revela, neste domingo, a verdadeira mina de ouro que turbina os salários do juízes, desembargadores, promotores e procuradores do Estado de Goiás.

Segundo o jornal, há gente em Goiás ganhando até R$ 152 mil por mês, quando o texto estabelecido pela Constituição Federal é de R$ 33.763, ou seja, o salário pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Eles são os novos marajás do serviço público – e olha que é bem possível que estejam entre os mais bem pagos do País.

Mas como isso é possível? Simples, descobriu o jornal: através de um emaranhado de artifícios, os salários dos juízes, desembargadores, promotores e procuradores goianos é engordado, todos os meses, de forma legal. Isso mesmo: é tudo previsto em leis ou, em certos casos, interpretações delas, que, convenientemente, criam condições para que o teto constitucional seja estourado em até cinco vezes.

Segundo O Popular, são auxílios, gratificações, indenizações, remunerações extras, verbas retroativas, abono de permanência e outros mecanismos – vale tudo para pagar mais que o legalmente permitido.

O truque é deixar o limite constitucional incidir apenas sobre os salários, liberando todos os acréscimos restantes de qualquer controle. Os salários, em si, nunca ultrapassam o teto, mas acabam se transformando na menor parte do que os privilegiados recebem.

Quando O Popular foi ouvir o Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual, a resposta foi a mesma de sempre: é tudo previsto em lei.

É. Mas que é imoral, é. E muito.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....