quarta-feira , 14 maio 2025
Goiânia

Agora, Maguito diz que foi condenado apenas a pagar multa e que, por isso, não está incurso na Lei da Ficha Limpa. Que piada…

O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, disse ao diário O Hoje que não está incurso da Lei da Ficha Limpa, que prevê inelegibilidade de oito anos para políticos condenados por improbidade administrativa por sentença de colegiado de juízes.

Segundo o argumento apresentado pelo prefeito, ele foi sentenciado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – que é um colegiado de juízes – apenas ao pagamento de uma multa de R$ 5 mil, no processo em que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por alugar um imóvel que pertencia a um secretário da Prefeitura de Aparecida. Isso seria insuficiente para o enquadramento como “ficha suja”.

Maguito, que é advogado, parece ter esquecido o que aprendeu na faculdade. Não há diferença entre multa, prisão, ressarcimento, proibição para exercer cargos públicos e outras punições que venham a ser estabelecidas por uma sentença. É tudo pena.

E ele, Maguito, foi apenado pelo Tribunal de Justiça, o que o torna incurso na Lei da Ficha Limpa e portanto inelegível por oito anos. Para a Lei, o tipo da pena não importa. Importa, sim, que se trata de uma pena, uma punição judicial, por ter causado prejuízo ao patrimônio público.

O peemedebista também se agarra ao fato de que ainda tem direito a recurso, para alegar que não se transformou em “ficha suja”. Ledo engano. Recursos, no caso de condenação judicial, não suspendem a Lei da Ficha Limpa, que é rigorosa ao prever que a condenação, mesmo não transitando em julgado, por um colegiado de juízes é bastante para proibir o registro de uma candidatura. Aliás, o objetivo da Lei da Ficha Limpa foi justamente o de impedir que a abundância de recursos processuais, existentes na legislação brasileira, pudesse ser utilizada por políticos condenados para garantir “ad aeternum” as suas candidaturas.

Pode espernear à vontade, mas não há dúvidas: até que o seu recurso seja julgado, com uma decisão favorável, sem que caibam novos recursos, Maguito não pode disputar eleição.

Artigos relacionados

Goiânia

Jovem assassinada em distribuidora de bebidas em Goiânia deixou filha de 4 anos

Tristeza A jovem Ellen Cristina Caetano, de 19 anos, que foi assassinada...

Goiânia

Motorista bêbado atropela e mata idosa que varria calçada em Goiânia

Irresponsabilidade Um motorista bêbado atropelou e matou uma idosa de 73 anos,...

Goiânia

Goiás violento: idoso mata ex-esposa dentro de atacadista em Goiânia

Feminicídio Um idoso de 62 anos matou a ex-esposa dentro de um...