terça-feira , 13 outubro 2026
GoiâniaImprensa

Passou da conta: privilégios e mordomias transformam parlamentares em “novos príncipes”, diz Hélio Rocha em O Popular

O excesso de vantagens salariais e mordomias desfrutadas pelos parlamentares, no Brasil, levou o jornalista Hélio Rocha, de O Popular, a afirmar, na edição deste sábado do jornal, que eles são verdadeiros “novos príncipes”.

Hélio Rocha avalia que os privilégios de senadores, deputados e vereadores, hoje, são “escandalosos”.

Veja a nota:

A monarquia brasileira terminou há 125 anos, mas as regalias de príncipes existem ainda, só que agora desfrutadas pelos parlamentares. Não era assim, décadas atrás. Quando a capital da República ainda era o Rio de Janeiro, quase todos os congressistas aproveitavam o período de recesso para ganhar dinheiro extra exercendo a profissão.

Muitos eram médicos e iam clinicar nas férias parlamentares. Por que? A remuneração parlamentar não era suficiente e este ganho no recesso equilibrava o orçamento de cada um. Os tempos mudaram e é compreensível que existissem mecanismos de ajuda no Senado e na Câmara dos Deputados de ajuda aos parlamentares, como o caso da moradia funcional. Mas tanta mordomia e tantos principescos privilégios para eles e seus parentes atingiu um grau escandaloso, passou muito da conta.

Artigos relacionados

Goiânia

Contador e empresário de Goiânia são presos por fraude fiscal de mais de R$ 4 milhões

Fraude Um contador e um empresário foram presos suspeitos de esquema de...

Goiânia

Médica que pediu para não dar alta a “petistas” é demitida de hospital em Goiânia

Maternidade Célia Câmara Uma médica foi demitida do Hospital Municipal da Mulher...

Goiânia

Fisioterapeuta vai parar no xilindró após lesionar pacientes com procedimentos estéticos ilegais

Atendia ilegalmente Um fisioterapeuta foi parar no xilindró em Goiânia por realizar...

Goiânia

Pai e filha morrem após acidente no Jardim Guanabara, em Goiânia

Acidente Pai e filha morreram após um acidente envolvendo uma moto e...