quarta-feira , 27 novembro 2024
GoiâniaGoiás

Jornal Opção: deficiência dos Cais de Goiânia empurra, para o Hugol, pacientes que demandam atenção básica

Em entrevista ao repórter Frederico Vítor, publicada no Jornal Opção deste domingo, o diretor-geral do Hospital de Urgências Otávio Lage (Hugol), Hélio Ponciano, afirma que nos primeiros dias de funcionamento a unidade recebeu número elevado de pacientes que fogem ao perfil do hospital – que é de média e alta complexidade. Isso aconteceu porque os Cais e postos de Saúde, responsáveis pelo atendimento básico, não têm dado conta do recado.

Veja o que diz Ponciano:

“O que nos preocupa mais não é o doente grave, mas sim aquele que não é o do nosso perfil, que fica na porta aguardando atendimento, mas que seu problema não será resolvido por conta do perfil do hospital. Nós já tivemos grávidas, crianças com diarreia e com febre, casos que não são do nosso perfil. Este é o problema nosso, e é isso que tumultua nosso atendimento. Realmente é um transtorno porque não estamos preparados para estes doentes.

Temos que esclarecer que o perfil do Hugol é para o atendimento de média e alta complexidade. O de baixa tem que ir para atenção básica, que são os Cais e os postos de saúde. Se lá eles avaliarem e verem que é do nosso perfil, estamos prontos para recebê-los”.

Artigos relacionados

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...