sábado , 18 maio 2024
EleiçõesGoiânia

Trunfos de Jayme Rincón para ser candidato a prefeito (tocador de obras e amigo do governador) nunca funcionaram eleitoralmente em Goiânia

Os dois únicos trunfos do presidente da Agetop, Jayme Rincón, que alimenta o projeto de se candidatar a prefeito de Goiânia pelo PSDB, nunca tiveram efeito em toda a história das eleições na capital: o perfil de tocador de obras e a condição de “amigo” do governador do Estado.

Ser ou não um “tocador de obras” ou um “gestor” nunca teve influência decisiva em qualquer eleição para a Prefeitura de Goiânia, desde a década de 40. Em sua maioria esmagadora, os prefeitos que foram eleitos pelos goianienses nunca se caracterizaram como administradores: os jornalistas Jaime Câmara e Venerando de Freitas, os políticos Parateca e Daniel Antônio, os professores Nion Albernaz, Darci Accorsi e Pedro Wilson, os médicos Hélio de Brito e Paulo Garcia e assim por diante.

Iris Rezende seria uma exceção, mas nem tanto: na sua primeira eleição, na década de 60, era deputado estadual; nas seguintes, em 2004 e 2008, apresentou-se mais como um ex-governador se dispondo a assumir um cargo menor, o de gerente de Goiânia, levando à tiracolo a sua imagem de tocador de obras.

O segundo trunfo de Jayme Rincón também nunca produziu efeitos ao longo da história eleitoral da capital: o fato de ser “amigo do governador”. Tradicionalmente, o candidato do governo do Estado perde a eleição para prefeito da capital, onde o eleitorado gosta de exibir, a cada pleito, duas características – a independência em relação ao poder estadual e a ousadia de escolher nomes descomprometidos com a situação política dominante.

Portanto, se o presidente da Agetop quiser disputar e ter chances de ganhar a Prefeitura de Goiânia, é preciso mais do que o exibido até agora.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...