Mensagem encaminhada nesta semana à Assembleia, pelo governador Marconi Perillo, já aprovada em 1ª votação, cria uma comissão tripartite em cada área administrativa do governo onde houver cogitação de transferência para gestão para as Organizações Sociais, porém sempre sob o comando do secretário extraordinário Antônio Faleiros e composta pelo secretário da área e por um representante da Secretaria da Casa Civil.
Segundo a assessoria técnica da Assembleia, a matéria será apreciada em 2ª votação na próxima terça-feira, quando será aprovada pela ampla maioria governista na casa.
O projeto, na prática, retira os poderes de cada Secretaria ou órgão de governo para o julgamento das propostas relacionadas com a transferência de gestão para as Organizações Sociais – o que caberá, a partir de agora, à comissão que será presidida pelo secretário Antônio Faleiros.
De imediato, a medida terá impacto no andamento do processo de repasse das escolas estaduais para as OSs, que já começou na Secretaria da Educação, mas vem enfrentando resistências internas. Caberá a Antônio Faleiros, com os seus novos poderes, destravar a operação.