sábado , 27 abril 2024
Goiânia

Convocado a depor na CEI da Câmara, Ilézio Inácio costurou apoio das construtoras à reeleição de Paulo Garcia (que depois foi recompensado)

Um dos nomes que mais chamam atenção na lista de empresários convocados a depor na CEI da Câmara de Vereadores que investiga fraudes na liberação de alvarás para grandes construtoras de Goiânia é o de Ilézio Inácio Ferreira.

Ilézio é, há anos, a figura central no relacionamento entre o grupo político do prefeito Paulo Garcia (PT) e as grandes empreiteiras da Capital. Além de dono da construtora Consciente, ele já foi presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). Se os vereadores souberem interrogá-lo bem, podem trazer à luz informações cabulosas. Ele é uma caixa preta à espera de alguém astuto para abri-la.

Graças à interlocução de Ilézio, as construtoras prestaram enorme serviço em favor da reeleição de Paulo Garcia. Ato contínuo, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores, pouco depois de eleito, um projeto de lei que desregulamentava o Plano Diretor de Goiânia e afrouxava regras para autorização de novos empreendimentos. Estudos de impacto de vizinhança, por exemplo, que deveriam ser documentos obrigatórios e balizadores, se tornaram meros detalhes.

A partir de então, a prefeitura autorizou uma grande variedade de empreendimentos sem se preocupar com o impacto que causariam para cidade. Coube ao Ministério Público se levantar contra a farra preta.

Em um destes episódios, que tratava de um prédio de 17 andares na confluência das ruas T-36 e T-25, a promotora Alice Ferreira deu um senhor puxão de orelha no prefeito: “não se pode conceber que sua instalação seja autorizada sem a mensuração dos impactos que o empreendimento acarretará à população circunvizinha e ao já ‘caótico’ trânsito daquele setor”.

Ilézio está no centro de tudo isso. Repetimos: se os vereadores souberem inquiri-lo com competência, muitos detalhes obscuros do processo de crescimento desordenado da nossa cidade poderão ser esclarecidos.

[vejatambem artigos=” 22590,31714 “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...