quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Lei de Responsabilidade Fiscal estadual, que a secretária Ana Carla preparou sem consultar ninguém, caminha para abrir uma crise entre os Poderes

Uma ideia infeliz, conduzida de modo mais infeliz ainda.

Eis como está sendo definido o projeto que cria a Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado de Goiás, preparado pela secretária da Fazenda Ana Carla Abrão Costa sem consultar ninguém – nem os seus colegas do Executivo nem a Assembleia nem o Tribunal de Justiça nem o Ministério Público Estadual.

Em uma visita à Assembleia, na semana passada, Ana Carla apresentou o projeto e provocou, na hora, a primeira reação: o presidente do Legislativo, Hélio de Sousa, disse com o seu habitual senso diplomático à titular da Sefaz que o assunto é polêmico e que querer estabelecer limites para os gastos de todas as áreas governamentais, sem nenhuma consulta prévia, é uma atitude que interfere no próprio equilíbrio, harmonia e interdependência estabelecidos pela Constituição para a convivência entre os Poderes.

“Precisamos discutir melhor isso aí“, advertiu o deputado Hélio de Sousa.

Na área do Ministério Público, mais reações contrárias. O procurador-chefe Lauro Machado declarou ao diário O Hoje que pode haver problemas com a constitucionalidade do projeto de Ana Carla. “Nós temos limites constitucionais para a produção legislativa e a Lei de Responsabilidade Fiscal nacional já define o orçamento dos Poderes, limites para gasto com pessoal e por isso nós vamos analisar esse projeto sob o aspecto da legalidade e da constitucionalidade”, avisou Lauro Machado.

[vejatambem artigos=” 48426,48414… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....