domingo , 28 abril 2024
Goiânia

Secretária Neyde Aparecida entrega a vereadores relatório que tenta explicar desvios na merenda escolar

A secretária de Educação da prefeitura de Goiânia, Neyde Aparecida, entrega nesta quarta-feira, às 15 horas, relatório que tenta justificar os fortes indícios de desvio de dinheiro e alimentos da merenda escolar distribuída nas unidades de ensino público da Capital.

O relatório foi produzido por uma comissão que, além de ser presidida pela secretária, conta ainda com o controlador-geral do município, Edilberto Castro Dias, e o procurador-geral do município, Carlos Freitas.

DESVIOS
Há forte indícios de que a prefeitura estaria comprando alimentos, mas que estes não estariam chegando às escolas. De acordo com dossiê produzido pelo vereador Elias Vaz, há uma discrepância “enorme” entre o relatório global que foi entregue pela SME e os relatórios apresentados pelas escolas.

Em novembro de 2014, por exemplo, a SME informou que adquiriu 101.330 quilos de carne bovina, no entanto, apenas 56.935 quilos foram efetivamente entregues. Ou seja, quase 50% desses alimentos não chegaram às unidades de ensino. Foi apresentada ao vereador uma compra de 71.372 quilos de coxa e sobrecoxa de frango, ao passo que as escolas teriam recebido apenas 11.395 quilos. Já a diferença entre o adquirido de peito de frango, 25.735 quilos, e o entregue, 9.933 quilos, supera a marca de 60%.

“Eu, pessoalmente, fui às escolas e fiquei chocado. Roubar alimento de criança é um absurdo! Tenho certeza que 90% da população carcerária do Cepaigo [Penitenciária Coronel Odenir Guimarães] não teria coragem de fazer isso”, lamentou Elias Vaz, que garantiu, ainda, que vai fazer a denúncia à Polícia Federal — por se tratar de uma verba que vem do Governo Federal.

Os documentos elencados pelos parlamentares mostram dados preliminares de novembro de 2014 a abril deste ano, quando pelo menos 190 mil quilos de carne teriam sido comprados pela secretaria — comandada por Neyde Aparecida (PT) –, mas não chegaram às escolas da rede municipal.

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...