sábado , 27 abril 2024
Goiânia

Ex-secretários de Planejamento da gestão Iris negam participação em fraudes, mas indícios são muito fortes

Em depoimento à CEI das Pastinhas na manhã desta sexta-feira, os ex-secretários de Planejamento da prefeitura de Goiânia Jeová Alcântara Lopes e Roberto Elias Fernandes negaram participaram no esquema fraudulento de emissão de alvarás para grandes construtoras da Capital. Eles foram titulares da secretaria durante a administração do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB).

Os indícios que pesam contra Jeová e Roberto Elias são muito fortes. Um dos servidores que havia prestado depoimento à CEI, o ex-chefe do Departamento de Análise e Aprovação de Projetos (Daap) Douglas Branquinho, disse que partiu de Jeová a ordem para manipular documentos que viabilizaram a autorização para empreendimentos imobiliários fora do prazo legal.

Branquinho disse também que houve “determinação” para que toda a Seplam desconsiderasse o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público de Goiás e o Paço Municipal em outubro de 2010, relativo a construções de três empreendimentos na quadra C8 da Rua 13 com a Avenida H, no Setor Jardim Goiás, de interesse das construtoras Prumus, Opus e Consciente. Com isso, foram adicionados 27 metros quadrados a mais no terreno.

A decisão, conforme relatou, veio a partir de reunião entre o superior dele, Jeová Alcântara Lopes, do corpo jurídico da Seplam e do comitê responsável pelo uso de solo. “Eu orientei [os analistas], mas era uma decisão da secretaria. Não me lembro com quem discuti isso”, disse, ao ser questionado se o advogado e ex-procurador geral do Município Marconi Pimenteira estaria envolvido.

As mesmas práticas, segundo documentos já colhidos pela CEI, tiveram continuidade com Roberto Elias.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...