O empresário Juan Angel Zamora se derreteu em declarações de amor ao arquiteto Adriano Theodoro Dias Vreeswijk em depoimento à CEI das Pastinhas, na manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal. E foi pela profunda admiração que sente por Adriano que Juan diz ter contratado o arquiteto para todos os empreendimentos imobiliários realizados em Goiânia pela construtora EuroAmérica.
Acontece que os vereadores não acreditaram na pureza dos sentimentos de Zamora. Eles suspeitam que Adriano é bastante requisitado por construtoras porque é sócio de Jonas Henrique Guimarães Lobo, fiscal de edificações da prefeitura de Goiânia e também proprietário de um escritório de arquitetura chamado Athrio.
Desconfia-se que as empresas contratavam Adriano para garantir a tramitação célere de projetos na prefeitura, via Jonas. E olha… pelo visto, a triangulação funcionava bem. Uma rápida “googlada” mostrará ao leitor que Adriano é muito requisitado e assina projetos de Deus e todo mundo.
Adriano é o arquiteto que assina o polêmico projeto chamado Europark, que consiste em oito torres de mil apartamentos no Park Lozandes, próximo à sede da prefeitura.
A liberação de alvará para o Europark teria se dado graças ao protocolo de uma pasta vazia que foi organizada para enquadrar a obra ao Plano Diretor de 2004, que é mais brando que a versão atual, de 2007.
Detalhe importante: a exemplo de Jonas, Adriano também é servidor da prefeitura.