Um bilhão de reais em investimentos em tecnologia até 2018: esta é a meta projetada pelo programa Inova Goiás, que foi lançado na manhã desta quarta-feira pelo governador Marconi Perillo (PSDB) no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Marconi afirmou que o programa é “a semente de um futuro altamente promissor para o Estado” e que vai ajudar a economia goiana a superar as dificuldades pelas quais passa o Brasil inteiro.
“Uma das marcas das nossas gestões é a ousadia, a criatividade para transformar os nossos sonhos em realidade. É disso que se trata o Inova Goiás. Trata-se de olhar para frente, de iluminar de um horizonte que vai transformar Goiás, cada vez mais, em um dos estados mais modernos e competitivos do Brasil”, disse o governador. O programa será coordenado em parceria pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, e pelo secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto.
Eliton afirmou que a proposta do Inova Goiás é criar 30 pólos de excelência tecnológica no Estado em áreas diversas da economia, correspondentes à vocação de cada região. A base destes 30 pólos serão os Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), que contarão com o suporte de 18 unidades de menor porte, com a parceria de universidades como a USP, a UFG e a PUC-GO além do Fundo de Amparo à Pesquisa em Goiás (Fapeg).
O vice-governador afirma que o Inova Goiás “vem coroar o ciclo de ações que impulsiona o Estado na direção de uma radical transformação na produção de bens e de conhecimento”. As diretrizes do programa serão permanentemente discutidas por um Conselho Superior de Inovação, também criado nesta quarta-feira.