segunda-feira , 29 abril 2024
Goiás

Oposição quedou-se perplexa ante a reação de Marconi ao lançar o Inova Goiás, não entendeu o programa e até agora não sabe o que dizer

A oposição em Goiás foi pega de surpresa pelo lançamento do Inova Goiás, programa que o governador Marconi Perillo estruturou para buscar uma boa posição para a economia goiana na chamada agenda do pós-crise, ou seja, dentro da nova conjuntura do país assim que o atual momento de dificuldades for superado.

Em qualquer parte do mundo, o papel da oposição é criticar e, eventualmente, apontar alternativas. Em Goiás, os oposicionistas não conseguem fazer nem um nem outro movimento. Figuras carimbadas como o senador Ronaldo Caiado, o deputado federal Daniel Vilela ou o deputado estadual José Nelto, líder do PMDB na Assembleia, simplesmente calaram-se ou, no caso de Daniel Vilela, disseram bobagens, ante o Inova Goiás.

O programa, de fato, envolve uma visão avançada do desenvolvimento econômico em Goiás e, não à toa, foi elogiado pelos professores da Universidade de São Paulo que estiveram no evento de lançamento. Aliás, caberá a uma entidade uspiana de alta credibilidade – a Agência USP de Inovação – acompanhar a evolução do Inova Goiás, já definido pela entidade como um programa “promissor”.

Pateticamente, coube a Daniel Vilela uma tentativa de ataque ao Inova Goiás: em seu perfil no Twitter, o peemedebista disse que os recursos incluídos no programa já existem e que, portanto, não haveria novidade do ponto de vista de investimentos. O problema é que o forte do programa é justamente o fato de remanejar verbas já existentes, por conta das vinculações constitucionais e de fundos como o FCO, o que torna o projeto altamente sustentado, viável e realista do ponto de vista fiscal. O que Daniel, caolhamente, viu como defeito, é na verdade uma virtude.