Nota do Jornal Opção online revela que a operação limpeza na redação de O Popular – que está expurgando a velha guarda e a substituindo por “jovens” talentos – deverá ter novo desdobramento na próxima terça-feira, com a demissão de mais cinco jornalistas.
Entre os dispensados, estariam a repórter política Fabiana Pulcineli e o editor João Lemes – afora os dois, restaria da turma antiga na redação de O Popular apenas a atual editora, Cileide Alves, que o Jornal Opção garante não estar na lista de demitidos.
O Popular vem passando por fortes mudanças. Aos poucos, o jornal está assumindo um conteúdo mais agradável e abandonando a velha linha editorial de fiscal da sociedade, na qual investia pesado o antigo diretor de jornalismo do Grupo Jaime Câmara, Luiz Fernando Rocha Lima, o Nando, também já afastado. Há informações de que, na internet, as reformas estão dando certo e elevando a frequência ao site do jornal a estratosféricos 10 milhões de views, por mês.
No caso da repórter política Fabiana Pulcineli, há que se registrar que, na última segunda-feira, o seu tradicional artigo não foi publicado, sinal de desprestígio e de perda de status na complexa estrutura jornalística de O Popular. O objetivo das mudanças, além de melhorar a audiência do jornal na internet e mesmo na vendagem do impresso, é também afastar os membros da equipe que, internamente, conspiram contra o novo projeto.