O encontro promovido pelo projeto Agenda Goiás em Catalão, para discutir a educação em Goiás, contou com a participação do governador Marconi Perillo, do secretário de Planejamento Thiago Peixoto, do senador Cristovam Buarque e de um grupo de técnicos especializados na área.
As discussões gastaram uma manhã inteira. Uma das conclusões foi que a proposta de transferência da gestão das escolas estaduais para as Organizações Sociais é salutar e não interfere nos aspectos pedagógicos do ensino nem afeta a democratização da educação através da escola pública, aberta a todos. “O modelo atual não serve mais. Precisamos transformar nossas escolas de carroças em naves espaciais”, pontuou Cristovam Buarque.
Marconi e Thiago Peixoto voltaram felizes de Catalão, depois da aprovação para a ideia de adotar o modelo de administração por OSs nas escolas do Estado. Mas o que chamou atenção foi a ausência da secretária da Educação, Raquel Teixeira, que não apareceu. Por que não foi ninguém sabe. Da mesma forma, ninguém viu a titular da Seduce no evento de lançamento do programa Inova Goiás, que tem projetos específicos para a área da Educação.