segunda-feira , 13 maio 2024
GoiâniaImprensa

Primeiro editorial de O Popular, sob responsabilidade de Cileide Alves, é injusto com a polícia ao comparar investigação em Goiás com assassinatos em SP

Na primeira edição de O Popular que circulou depois da destituição da jornalista Cileide Alves do cargo de editora-chefe e sua transferência para a editoria de opinião, uma surpresa desagradável: o tradicional editorial, publicado na página 8, faz críticas à polícia e praticamente defende os bandidos que assassinaram um jovem filho de um PM, há poucos dias.

O editorial alega que a mensagem de um oficial da PM, postada em um grupo no WhatsApp, pedindo informações sobre os autores do crime, representaria uma violação da legalidade e compara descabidamente a situação com a morte de 2 suspeitos de assalto que foram assassinados por 11 PMs em São Paulo.

É óbvio que a postagem do oficial representa apenas um recurso a mais de investigação ou, no máximo, um apelo para que os colegas se empenhem a fundo na elucidação do crime. Não há, na mensagem, nenhuma transgressão à lei.

Como nova editora de opinião, Cileide Alves é a responsável pelo texto do editorial – que obviamente exprime mais as suas crenças e menos as convicções do Grupo Jaime Câmara. O nome dela, inclusive, aparece hoje no expediente de O Popular, justamente como “editora de opinião”, o que a fortalece como senhora absoluta dos conceitos defendidos pelo jornal.

A conclusão do texto traz ainda outro equívoco: afirma que “o combate ao crime é fundamental e essencial para a proteção da sociedade, mas quando um policial mata ou instiga a matar está agindo na ilegalidade”. Errado e mais injusto ainda: nem sempre um policial, quando mata, “está agindo na ilegalidade” – ele pode, por exemplo, estar defendendo a própria vida.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...