segunda-feira , 13 janeiro 2025
Goiás

Jornal Opção: Conselho de Arquitetura estuda abrir processo contra arquitetos da prefeitura de Goiânia suspeitos de corrupção

O Conselho de Arquitetura de Goiás (CAU-GO) estuda abrir processo disciplinar contra os arquitetos da prefeitura de Goiânia suspeitos de participar de fraudes na emissão de alvarás para empreendimentos imobiliários.

A informação foi confirmada ao Jornal Opção pela coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina do CAU, Maria Ester de Souza.  “Vamos ouvir todos, daremos amplo poder de defesa, mas entendemos que eles não só assinaram os documentos irregulares, como também aceitaram a situação”, diz Ester.

A maioria dos arquitetos que já depuseram à Comissão de Inquérito da Câmara Municipal que analisa as fraudes admitiu que recebe dinheiro de construtoras ao mesmo tempo em que analisa e aprova projetos que estas mesmas empresas protocolam na prefeitura, o que afronta a Lei de Improbidade Administrativa.

Este é o caso, por exemplo, do fiscal Adriano Theodoro Dias Vreeswijk, que prestou serviço para construtora EuroAmérica e que é sócio de Jonas Henrique Guimarães, responsável pela análise do pedido de alvará para o Europark.

Houve arquitetos também que admitiram ter emitido autorização para empreendimentos imobiliários em discordância com os prazos estabelecidos por lei.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...