terça-feira , 5 novembro 2024
Goiânia

Aposta de Paulo Garcia para reverter crise de imagem beira a desonestidade: tirar fotos em cima da bicicleta enquanto problemas graves da cidade aguardam solução

A estratégia de marketing do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), para reverter a sua crise de popularidade é desonesta com a população.

Paulo furta-se a cumprir as obrigações básicas de um governante, que é ofertar serviços de qualidade em Saúde pública, Educação, transporte coletivo e mobilidade urbana. O problema não parece ser falta de dinheiro, porque o prefeito acaba de autorizar uma reforma de R$ 131,5 mil no próprio gabinete (informação divulgada nesta sexta-feira pelo jornal O Popular) e, há poucas semanas, bancou a instalação de mais de 100 megaplacas pela cidade alardeando a “retomada dos investimentos” da prefeitura.

Orientado pelo publicitário Renato Monteiro, cuja agência foi recém-agraciada com aditivo de R$ 100 milhões, Paulo decidiu apostar em atalhos para reverter o quadro de baixíssima aprovação popular ao seu trabalho: ele entregou sua agenda a factoides que julga simpáticos e que não exigem dele aptidão de administrador.

Por exemplo: Paulo fez estardalhaço com a sua viagem a Roma, dizendo que iria “expor a experiência bem sucedida de sustentabilidade em Goiânia ao papa Francisco”. Era mentira: Paulo não conseguiu chegar a dez metros do papa, entrou mudo e saiu calado de um evento no qual precisou de binóculos para ver o sumo Pontífice.

Em paralelo, Paulo inventou os tais parklets, que são nada mais, nada menos do que banquinhos instalados no meio-fio que tornam o espaço público mais agradável. A desonestidade do prefeito, neste caso, consiste em omitir a informação de que quem financia a instalação destes parklets são empresas particulares. O último que ele “inaugurou”, a título de ilustração, foi custeado pela EBM Construtora. Fica na avenida Ricardo Paranhos.

A última invencionice de Paulo Garcia é tirar foto de capacete em cima de uma bicicleta, com o objetivo de propagandear os mirrados trechos de ciclofaixa que ele inaugurou. Outro tiro no pé: enquete realizada pelo site Diário de Goiás (cujo responsável é o jornalista Altair Tavares, aliado do prefeito) revelou que 73% dos goianienses consideram as ciclofaixas de Paulo Garcia uma iniciativa tola ou inútil.

Enquanto o prefeito perde tempo com essa pasmaceira, problemas realmente sérios aguardam solução adormecidos no seu gabinete. O pior deles é a falta de médicos nos postos de saúde (clique aqui para ler a reportagem do G1 Goiás sobre o assunto), mas ele também precisa enfrentar o alto déficit de vagas na rede municipal de ensino, o trânsito insuportável e o transporte público cada vez mais precário.

Talvez seja hora de o prefeito reestabelecer as suas prioridades.

 

 

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