O cientista político e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão da UniEvangélica, Itami Campos, publica artigo na página de opinião de O Popular, neste domingo, estabelecendo uma comparação entre o Plano MB, lançado pelo então governador Mauro Borges para modernizar Goiás no início dos anos 60, com o Inova Goiás, que o governador Marconi Perillo acaba de anunciar.
Segundo Itami Campos, “o plano MB propôs uma mudança/inovação na administração pública goiana. Apesar das resistências e dificuldades de financiamento de seus projetos, Mauro Borges deixou sua marca na modernização da administração pública goiana. Além de repensar o campo como os combinados Agro Urbanos, criou importantes autarquias – Metago, Idago, Iquego, Ipasgo, caracterizando um governo empreendedor”.
Agora, prossegue o cientista político, “o lançamento do programa de inovação e tecnologia dias atrás pelo governo goiano, denominado Inova Goiás, propõe um novo estilo de desenvolvimento econômico que se refletiria na melhoria dos serviços prestados à comunidade pelo setor público. Além disso, o Inova Goiás estabelece ações indutoras à criação de ambientes inovadores e contempla um conjunto de ações com objetivo de aumentar a competitividade do Estado de Goiás com uma previsão de aporte de recursos que ultrapassariam R$ 1.5 bilhões até 2018”.
Para Itami Campos, o Inova Goiás é “ousado, ao projetar a instalação polos de excelência em diferentes áreas de negócio e distribuídos em regiões do Estado, procurando atender às especificidades da economia local/regional. Na proposta, esses polos terão conexão com uma rede de institutos tecnológicos, com vistas à formação profissional e tecnológica, integrando os esforços dos três atores do sistema de inovação – governo, setor empresarial e instituições de ensino superior”.