Durante o último encontro estadual do PTB na Assembleia Legislativa de Goiás, realizado neste domingo, o deputado federal Jovair Arantes errou na dose na tentativa de fazer uma brincadeira com a presidente nacional do partido, Cristiane Brasil, e acabou por ofender a comunidade kalunga. A informação foi publicada no site Goiás 247.
Ao comentar sobre as cidades de Goiás e os potenciais turísticos, Jovair brincou sobre Caldas Novas e relatou que todos os presentes gostariam de ir para a cidade das águas quentes. Todos riram. Mas a veia de comediante de Jovair acabou nesta frase. Depois foi uma sucessão de “bolas foras”. Primeiro ele emendou: “Caldas é fácil, quero ver querer ir para Cavalcante”.
A presidente já riu sem graça. Não satisfeito, afirmou: “A senhora iria para Cavalcante?”, perguntou Jovair, ao que Cristiane respondeu afirmativamente. O deputado federal goiano, então, fechou a gafe e enterrou a carreira de comediante com a frase: “Vai lá então visitar os kalungas”. O local ficou em silêncio.
A comunidade quilombola Kalunga foi criada a partir da luta de africanos escravizados na região onde hoje se situam os municípios goianos de Teresina, Cavalcante e Monte Alegre. Conforme informações do governo do Estado, a área ocupada pela comunidade foi reconhecida pelo Estado de Goiás, desde 1991, como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, destaca o Jornal Opção.