Em mais uma manchete desgastante para administração de Paulo Garcia, o jornal O Popular mostra nesta sexta-feira, na primeira página, que o prefeito mudou de opinião sobre o reajuste do iPTU e ITU dos goianienses.
Segundo a repórter Andreia Bahia, Paulo Garcia agora “não deseja que o aumento dos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Territorial Urbano (ITU) seja maior que a inflação no ano que vem. A declaração do prefeito é oposta às feitas no ano passado, quando a Prefeitura queria reajustes que ultrapassavam em muitos casos os 100%, alegando a necessidade de garantir obras e investimentos para a cidade”.
Na verdade, o prefeito não mudou altruisticamente de opinião, mas apenas se ajoelhou perante a realidade. No ano passado, ele quis impor o reajuste de 100% e perdeu a votação na Câmara de Vereadores. Na tentativa que faz agora, os vereadores, inclusive os da sua própria base política, já avisaram que não aprovariam qualquer aumento que venha a exceder a inflação do período.
Sem articulação para superar a posição da Câmara, Paulo Garcia dobrou-se, registra O Popular, e vai tentar emplacar um aumento que corresponda apenas à atualização inflacionária do IPTU e do ITU.