domingo , 28 abril 2024
GoiásNacional

Jornal Valor Econômico culpa os ex-governadores Maguito e Alcides por quebrarem a Celg

Reportagem publicada na última sexta-feira pelo jornal Valor Econômico responsabiliza os ex-governadores Maguito Vilela (1995 a 1998) e Alcides Rodrigues (2007 a 2010) pela grave crise que enfrenta a Celg, recém-federalizada e em processo de privatização.

“A situação financeira da Celg D, considerada uma das empresas mais ineficientes do setor, se deteriorou basicamente por dois motivos”, afirma o texto do Valor. “O primeiro foi a privatização da hidrelétrica de Cachoeira Dourada, em 1998, quando foi negociado um contrato de venda da energia da usina para a Celg D, por um valor 53% superior ao praticado pelo mercado na época”, em referência ao governo Maguito. “O segundo foi o congelamento das tarifas da distribuidora, entre 2006 e 2011, devido ao atraso nos pagamentos à Itaipu e no recolhimento de encargos setoriais”, em referência à era Alcides.

A reportagem diz que a Eletrobrás está com medo de amargar severas perdas com a privatização da Celg, que corre o risco de ser adiada por causa de uma manobra orquestrada pelo senador Ronaldo Caiado (DEM) e pelo deputado federal Daniel Vilela (PMDB). Há cerca de um mês, os dois retiraram de uma Medida Provisória a emenda que convertia a dívida da Celg com Itaipu de dólares para reais. Com a alta do dólar, a previsão é de que a dolarização leve à estatal à falência definitiva.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...