quinta-feira , 26 dezembro 2024
GoiásImprensa

Prêmio Congresso em Foco, que escolheu Caiado e Jean Wyllys como os “melhores congressistas” de 2015, é conto do vigário baseado em votação manipulável via internet

Parte da imprensa goiana, ingenuamente, tratou a escolha do senador Ronaldo Caiado e do deputado federal Jean Wyllys como os “melhores congressistas de 2015” como uma notícia séria – quando, na verdade, na passa de uma empulhação: trata-se do resultado de uma enquete, realizada através de votação via internet, pelo site Congresso em Foco, que, como toda enquete via internet, pode ser facilmente fraudada.

O Popular publicou a notícia no seu site, mas evitou a sua reprodução nas páginas do impresso. Já o Diário da Manhã e O Hoje trouxeram com destaque a conquista do “prêmio” por Caiado e Jean Wyllys. Outros veículos, muitos online, caíram na esparrela. Mas o Jornal Opção e o site a Redação, não. Esses dois veículos, responsáveis com os seus leitores, deram ao assunto a importância devida, ou seja, nada publicaram a respeito.

Votações via internet podem ser fraudadas com facilidade. Em tese, cada internauta só pode votar uma vez, com a enquete registrando o seu IP e a partir daí ficando impedido de novos acessos pelo mesmo endereço de computador. Mas, na prática, não é assim que funciona. Se o voto for dado via telefone celular, o IP muda automaticamente a cada acesso, mesmo do mesmo aparelho móvel, e permite que a mesma pessoa vote infinitamente quantas vezes quiser.

A credibilidade de um processo de escolha através de “enquete” com votação captada pela internet, portanto, é igual a zero. Em muitos casos, resume-se a um conto do vigário, ou seja, uma artimanha para enganar trouxas. Só isso.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...