A nota principal da coluna Giro, em O Popular, na edição desta quarta-feira, confirma o que já se sabia: a candidatura do deputado federal Daniel Vilela é vetada pelo grupo de Iris Rezende: segundo Giro, “aliados de Iris Rezende querem propor ao deputado Daniel que retire sua candidatura”, sob a desculpa de que assim irá garantir “a unidade do PMDB e, em contrapartida, assegurar espaço para trabalhar seu projeto eleitoral para 2018”.
A coluna vai mais longe e sugere que a candidatura do deputado estadual José Nelto é a mais cotada para vencer a disputa e conquistar o comando estadual do PMDB. A decisão da bancada do partido na Assembleia de fechar apoio a José Nelto, ainda conforme a nota, parece ser fundamental para definir o jogo a favor do parlamentar peemedebista.
Iris Rezende, que vinha se mantendo calado sobre a disputa pelo diretório, começou a se movimentar: sua primeira manifestação, diz a coluna Giro, é para desaconselhar qualquer enfrentamento entre os candidatos ao diretório e buscar uma solução de consenso. Na “língua” do velho cacique peemedebista, isso significa que, a qualquer momento (a eleição é dia 24 deste mês), ele dará o sinal definitivo sobre quem é o seu ungido.