terça-feira , 13 outubro 2026
Goiânia

Arquiteto Everaldo Pastore adverte Paulo Garcia: “Com a mutilação das praças, Goiânia perde a oportunidade de ter mais árvores e vai ficando mais morta”

Em entrevista a O Popular, o arquiteto e urbanista Everaldo Pastore, professor da Pontifícia Universidade Católica, condenação a mutilação de praças – com a Praça do Relógio, são oito praças “recortadas” para abrir espaço ao tráfego de veículos, desde 2006 – e faz uma advertência ao prefeito Paulo Garcia: “O recorte das praças em Goiânia significa também a perda da oportunidade de ter mais árvores. O local deixa de ser uma praça. Eles retiram os acessos e aumentam o tráfego, a cidade vai ficando mais morta, perde o espaço vivo”, lamenta Everaldo Pastore.

Nesta sexta, em ampla reportagem, O Popular dá continuidade ao debate sobre o “recorte” da Praça do Relógio, que está sendo unanimemente condenado por especialistas e pela população em geral. O jornal mostra que a Prefeitura mantém um grande número de praças, em Goiânia, sem acesso ao pedestre, ilhadas, o que impede que elas sejam utilizadas como local de lazer, descanso ou mesmo de passagem.

A equipe de O Popular visitou duas praças e fez uma comparação: “Na Praça Universitária, há faixas de pedestres em todos os cruzamentos, em ambos os lados, além de espaços para descanso, contemplação e lanchonetes, o que promove o espaço de convívio todos os dias. Aos domingos, por exemplo, é realizada uma feira no local. A realidade é diferente na Praça do Cruzeiro, em que o único acesso dos pedestres é pela Rua 90 e há fluxo intenso de carros. Mesmo havendo vários bancos, árvores e fontes, não há uso social pela dificuldade em chegar ao lugar”.

[vejatambem artigos=” 50022,41179… “]

Artigos relacionados

Goiânia

Contador e empresário de Goiânia são presos por fraude fiscal de mais de R$ 4 milhões

Fraude Um contador e um empresário foram presos suspeitos de esquema de...

Goiânia

Médica que pediu para não dar alta a “petistas” é demitida de hospital em Goiânia

Maternidade Célia Câmara Uma médica foi demitida do Hospital Municipal da Mulher...

Goiânia

Fisioterapeuta vai parar no xilindró após lesionar pacientes com procedimentos estéticos ilegais

Atendia ilegalmente Um fisioterapeuta foi parar no xilindró em Goiânia por realizar...

Goiânia

Pai e filha morrem após acidente no Jardim Guanabara, em Goiânia

Acidente Pai e filha morreram após um acidente envolvendo uma moto e...