sexta-feira , 3 maio 2024
Goiânia

Arquiteto Everaldo Pastore adverte Paulo Garcia: “Com a mutilação das praças, Goiânia perde a oportunidade de ter mais árvores e vai ficando mais morta”

Em entrevista a O Popular, o arquiteto e urbanista Everaldo Pastore, professor da Pontifícia Universidade Católica, condenação a mutilação de praças – com a Praça do Relógio, são oito praças “recortadas” para abrir espaço ao tráfego de veículos, desde 2006 – e faz uma advertência ao prefeito Paulo Garcia: “O recorte das praças em Goiânia significa também a perda da oportunidade de ter mais árvores. O local deixa de ser uma praça. Eles retiram os acessos e aumentam o tráfego, a cidade vai ficando mais morta, perde o espaço vivo”, lamenta Everaldo Pastore.

Nesta sexta, em ampla reportagem, O Popular dá continuidade ao debate sobre o “recorte” da Praça do Relógio, que está sendo unanimemente condenado por especialistas e pela população em geral. O jornal mostra que a Prefeitura mantém um grande número de praças, em Goiânia, sem acesso ao pedestre, ilhadas, o que impede que elas sejam utilizadas como local de lazer, descanso ou mesmo de passagem.

A equipe de O Popular visitou duas praças e fez uma comparação: “Na Praça Universitária, há faixas de pedestres em todos os cruzamentos, em ambos os lados, além de espaços para descanso, contemplação e lanchonetes, o que promove o espaço de convívio todos os dias. Aos domingos, por exemplo, é realizada uma feira no local. A realidade é diferente na Praça do Cruzeiro, em que o único acesso dos pedestres é pela Rua 90 e há fluxo intenso de carros. Mesmo havendo vários bancos, árvores e fontes, não há uso social pela dificuldade em chegar ao lugar”.

[vejatambem artigos=” 50022,41179… “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...