quinta-feira , 23 abril 2026
Goiânia

Chacina de árvores e mutilação de praças, esse é o legado que a gestão de Paulo Garcia está deixando no 82º aniversário de Goiânia

Se há algo em que a gestão do prefeito Paulo Garcia pode ser considerada como inovadora é nas palavras que definem as suas intervenções na cidade. Basta uma rápida pesquisa pelas reportagens publicadas ultimamente pelo jornal O Popular para constatar que as novidades são a “chacina” e o “assassinato” de árvores e a “mutilação” ou a “destruição” de praças.

No prolongamento da avenida Goiás Norte, sem nenhuma consulta a quem quer que seja, a administração de Paulo Garcia promoveu um verdadeiro “desmatamento”, destroçando centenas de árvores para criar corredores para a circulação de… carros. Agora, o mais recente escândalo municipal é a decisão, também sem conversar com ninguém, de recortar a Praça do Relógio, nas proximidades do Shopping Flamboyant, para abrir espaço para o tráfego de veículos, invertendo uma tendência mundial das grandes cidades – que é o transporte coletivo e o pedestre, em detrimento dos carros.

O “presente” de Paulo Garcia para Goiânia, no aniversário de 82 anos, não são as poucas, improvisadas e mal executadas obras que ele apregoa, a exemplo do túnel da avenida Araguaia, mas a mensagem de ataque ao meio ambiente e à sustentabilidade – que pode ser resumida na mutilação da Praça do Relógio, que o arquiteto e urbanista Everaldo Pastore, da PUC, definiu como capaz de tornar “Goiás mais morta, perdendo seus espaços públicos”.

Pode escrever, leitor: a gestão de Paulo Garcia vai ficar na história como a pior de todos os tempos.

Artigos relacionados

Goiânia

TCM recomenda suspender parte do concurso da Câmara de Goiânia. Aprovado em 1º lugar é ligado à banca organizadora

Recomendação A área técnica do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendou...

Goiânia

Adolescentes ficam ilhados após forte chuva em córrego de Goiânia

Ilhados Quatro adolescentes foram resgatados na tarde de segunda-feira (21), no Setor...

Goiânia

Fundador do grupo Kazzu Azzee morre em Goiânia

Falecimento José Ferreira de Santana, empresário que fundou o grupo Kazzu Azzee...

Goiânia

Dono da página Choquei é preso em Goiânia em operação contra organização criminosa que lavou R$ 1,6 bilhão

Mandados na capital A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (15),...