O PSDB e o PMDB de Catalão estão empenhados em uma disputa pela paternidade da futura criação da Universidade Federal do Sudeste, que, na prática, já existe como um campus avançado da UFG na cidade.
Assim que o governador Marconi Perillo voltou de Brasília, após uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, e anunciou a decisão do governo federal de implantar mais duas universidades federais em Goiás (a outra será em Jataí) aproveitando os campi avançados que já funcionam, a guerra começou em Catalão, entre os grupos do prefeito Jardel Sebba, do PSDB, e do deputado estadual Adib Elias, do PMDB.
Tanto um como outro divulgaram comunicados, “comemorando” a criação da nova universidade federal. Uma nota da prefeitura afirma que a “vitória” decorre do trabalho de Marconi e de Jardel. Já o texto divulgado por Adib ressalta a “participação de todos”, citando “governador, ex-governadores, integrantes da UFG e o ex-prefeito Haley Margon”, em cuja gestão o campus avançado foi instalado em Catalão.
A nota de Adib Elias tem um mérito: conclui garantindo que a “vitória” não é de grupos políticos e, sim, da população catalana.