domingo , 28 abril 2024
Goiás

Críticas de Daniel Vilela ao programa Goiás Competitivo mostram que ele não sabe sobre o que está falando, assim como foi no caso do Inova Goiás

As críticas disparadas pelo deputado federal Daniel Vilela, do PMDB, em suas redes sociais, contra o programa Goiás Competitivo, que será lançado nesta segunda-feira pelo governador Marconi Perillo, mostra que o jovem parlamentar não sabe sobre o que está falando, assim como foi no caso das objeções que fez ao Inova Goiás – outro programa de qualidade do governo do Estado, apresentado há dois meses.

Relembrando: no caso do Inova Goiás, Daniel Vilela acusou o programa de se constituir de uma mera repaginação de recursos já existentes e, portanto, não passar de “marketing”. Só que o forte do Inova Goiás é justamente a não alocação de recursos novos – escassos na atual conjuntura – e se firmar justamente na rearticulação de dinheiro já previsto no orçamento para os próximos 3 anos, garantindo-se assim a implantação do programa (que, a propósito, recebeu o aval da Agência USP de Inovação como o mais revolucionário já proposto no país).

No caso do Goiás Competitivo, a crítica de Daniel Vilela é mais ou menos a mesa. Segundo ele, não há novidades: o programa apenas recupera metas já estabelecidas anteriormente e não seria mais que um “requentado” de projetos, escreveu o deputado em seu Twitter (ou escreveram para ele).

Mas Daniel Vilela erra de novo e confirma que fala sobre o Goiás Competitivo sem saber do que se trata. As metas do programa nunca foram estabelecidas antes: são 16 novos projetos, não para o Governo, mas para o Estado, destinados a alavancar os índices de competitividade de Goiás com o objetivo de atrair investimentos nacionais e internacionais. É uma nova estratégia, que vai se juntar ao Inova Goiás para se constituir nos dois principais pilares do quarto mandato do governador Marconi Perillo, ambos com forte ancoragem no orçamento dos próximos 3 anos e, portanto, pra lá de realistas.

Por superficiais, as críticas de Daniel Vilela sequer deveriam ser levadas em consideração e merecem, isso sim, perdão, porque… ele não sabe o que fala.