domingo , 28 abril 2024
Goiás

Thiago Peixoto passa a borracha no antigo modelo de planejamento, em Goiás, e estabelece os fundamentos para o 4º mandato de Marconi

A história do planejamento em Goiás, depois da redemocratização, tem a ver com dois economistas: Flávio Peixoto, que “planejou” os governos de Iris Rezende (e do PMDB) e Giuseppe Vecci, que foi o responsável por pensar Goiás nas gestões do Tempo Novo, a partir da vitória de Marconi Perillo em 1998.

Flávio Peixoto foi um planejador desenvolvimentista e aproveitou as características pessoais de Iris Rezende para aprofundar o modelo de Estado baseado em obras e projetos estruturantes, ainda mais um Estado onde existiam carências imensas e espaços vazios a ocupar.

Já Giuseppe Vecci teve um viés diferente: modernizante por natureza, aliás muito de acordo com o perfil jovem de Marconi quando chegou ao poder, ele buscou reformar o aparelho administrativo do Estado para oferecer serviços de qualidade e elevar os níveis de atendimento social em Goiás.

Os dois, Flávio e Vecci, no fundo trabalharam de forma igual, apenas se adaptando cada um ao seu momento: acreditaram na intervenção do Estado como força motora da economia e da sociedade.

Isso, agora, mudou.

A nova “escola” de planejamento do governo de Goiás agora é comandada pelo também economista Thiago Peixoto, o atual ocupante do cargo de secretário estadual de Planejamento. Como desenvolvimentismo e modernização já não são mais suficientes em um Estado avançado, trata-se de reorientar a gigantesca máquina administrativa estadual para uma nova postura – em vez de intervenção direta, aliança com setores estratégicos da sociedade, como a academia e os empresários, para garantir os próximos passos positivos e produtivos para a economia goiana e a população.

Em uma coincidência inesperada, Thiago Peixoto é filho de Flávio Peixoto – mas esse laço de sangue se encerra aí, na coincidência. Thiago Peixoto nunca sonhou em ocupar cargos na área de planejamento e se preparou por toda a vida para trabalhar com a Educação, destino histórico que cumpriu muito bem no mandato passado de Marconi, ao colocar a rede estadual de ensino no primeiro lugar na avaliação do Ideb. Acidentalmente, após uma única conversa com o governador Marconi Perillo sobre quais deveriam ser as prioridades do 4º mandato, impressionou tanto que transformou-se em titular da Segplan.

O modelo de parceria do governo com a sociedade já está sendo implantado, através dos programas Inova Goiás e Goiás Competitivo. Nenhum desses dois projetos é baseado unicamente em ações da máquina administrativa, como nos tempos idos de Flávio Peixoto e Giuseppe Vecci, mas em um intenso e amplo regime de emparceiramento social.

A renovação do planejamento é total, revolucionária até, e não tem similar em nenhum outro Estado brasileiro. O Inova Goiás e o Goiás Competitivo foram definidos por Marconi como os dois pilares do seu quarto mandato e representam a unificação de todas as forças do Estado para a construção do seu desenvolvimento e crescimento.

A hora e vez, portanto, é do jovem Thiago Peixoto, a serviço do não tão mais jovem assim Marconi Perillo.