Uma verdadeira “usina de ideias positivas e funcionais”. É assim que o editorial desta semana do Jornal Opção classifica o Movimento Brasil Central, um consórcio criado para ajudar os estados do Norte e Centro-Oeste do País a superar a crise que pode, de lambuja, impulsionar a candidatura do governador Marconi Perillo (PSDB) à Presidência da República.
O texto ratifica as palavras de Marconi, que insiste em dizer que o consórcio interestadual não é uma plataforma eleitoral. É muito mais um instrumento duradouro para fomentar o crescimento e o desenvolvimento, para reduzir os custos dos investimentos. “Investimentos pensados de maneira coletiva podem beneficiar muito mais todos os Estados e podem ser menos dispendiosos para eles e para o país”, pondera o texto.
Marconi, como lembra o Jornal Opção, foi “aclamado” presidente do Movimento Brasil Central – e não apenas eleito. “Unida, a região Centro-Oeste passar a ser mais forte no cenário nacional. Pode, inclusive, bancar um candidato a Presidência da República, que tanto pode ser Marconi Perillo quanto, para ficar noutro exemplo, Pedro Taques. O poder econômico está em rápida expansão. É possível que, com a atual articulação, o poder político também tende a crescer”, avalia o semanário.