sexta-feira , 30 outubro 2026
GoiásNacional

Mais uma notícia que derruba o discurso terrorista da oposição: Goiás tira nota 10 em transparência e lidera ranking organizado pela CGU

O governo de Goiás atendeu a todos os requisitos estabelecidos para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e obteve nota 10 na segunda edição da Escala Brasil Transparente, aferida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo a pesquisa, a administração estadual avançou no atendimento às metas na comparação com a medição anterior e alcançou o 1.º lugar no ranking nacional de transparência. O resultado confirma a prioridade dada pela gestão do governador Marconi Perillo ao cumprimento da LAI.

Na escala anterior, divulgada em maio deste ano, o governo de Goiás obteve nota 8,89. A pesquisa mede o grau de transparência pública em estados e municípios e aferiu o cumprimento de 10 requisitos técnicos. A gestão estadual atendeu a todos os itens, alcançando a nota máxima da EBT. A pesquisa da CGU analisou 1.613 entes federativos – entre eles, todos estados e suas respectivas capitais. Também foram avaliados os entes incluídos no primeiro EBT e municípios selecionados em amostra probabilística definida por sorteio eletrônico.

Goiás aparece na primeira posição, com nota 10, ao lado de Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal – a CGU avaliou todas as 27 unidades da federação. “Os dados da segunda rodada da EBT revelam que os Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal são os mais transparentes do País”, afirma o relatório do comunicado, publicado no site da CGU.

Artigos relacionados

Goiás

Adolescente e homem morrem afogados em propriedade rural de Trindade

Afogamento Um adolescente de 15 anos e um homem de 44 morreram...

Nacional

Após dois dias, Tarcísio reconhece vitória de Lula, defende Flávio Bolsonaro e critica processo eleitoral

Pronunciamento Nesta terça-feira (27/10), dois dias após a reeleição de Lula (PT),...

Goiás

Prefeito de São Miguel do Araguaia tem mandato cassado após atrasar salários

Cassação A Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia informou que o...