terça-feira , 30 abril 2024
Goiânia

O outono do patriarca: sem respaldo da maioria do PMDB, Iris é obrigado a recuar em estratégia de rompimento com Paulo Garcia

Às vésperas de completar 82 anos, o ex-governador Iris Rezende amargou nova derrota no PMDB. Depois de falhar no esforço para eleger Nailton de Oliveira para presidência do partido, Iris foi desautorizado pela maioria do PMDB na estratégia de forçar o rompimento com o prefeito Paulo Garcia (PT) para disputar a eleição no ano que vem livre dos desgastes da atual administração.

Sob o falso pretexto de se opor ao reajuste do IPTU em Goiânia, Iris atacou Paulo como nunca antes havia atacado. Dividiu a artilharia com um pau mandado, o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, que perdeu as estribeiras em um encontro nacional do PMDB em Brasília, na última terça-feira, e grosseiramente sugeriu ao seu partido que “vomite” o PT para se livrar da “dor de barriga”.

À exceção de Clécio Alves, todos os outros seis vereadores do PMDB em Goiânia arrepiaram diante da ideia de romper com Paulo Garcia, o que significaria perder valiosos cargos na prefeitura de Goiânia. Obrigaram o presidente do diretório metropolitano do partido, deputado Bruno Peixoto, a declarar aos jornais que o PMDB “tem compromisso com a atual administração”. Presente a essa mesma reunião com os vereadores, Agenor calou-se. Também foi desautorizado.

Nos seus tempos áureos, Iris jamais seria questionado por seis vereadores do quilate de Mizair Lemes Júnior (que matou serviço para pentear o seu topete com a brisa de Miami), Eudes Vigor (quem?) ou Célia Valadão, a mais secular de todas as vereadoras já eleitas com o apoio da Igreja Católica.

Ocorre que, parodiando o escritor Gabriel García Marquez, o outono chegou para o patriarca. Iris já não desfruta mais do controle do PMDB, que antes se submetia por medo, e não por admiração. Por isso, como informa a coluna Giro, do jornal O Popular, deste sábado, o velho cacique foi obrigado a recuar na sua estratégia de romper com Paulo Garcia (que ajudou a eleger). Sinal dos novos tempos.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...