segunda-feira , 29 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Afonso Lopes: “Candidatura de Luiz Bittencourt chacoalhou a sucessão e mostrou um rumo para a esfrangalhada base aliada de Marconi em Goiânia”

A avaliação do comentarista político Afonso Lopes, no Jornal Opção deste domingo, é novamente sobre o impacto que a candidatura do ex-deputado Luiz Bittencourt a prefeito de Goiânia, pelo PTB, está causando na base aliada do governador Marconi Perillo.

Afonso Lopes lembra que o grupo político liderado por Marconi é imbatível em matérias de eleições estaduais, mas não consegue se sair bem em Goiânia, onde acumula derrotas, entre outros, por um motivo muito forte: sempre se apresenta “esfrangalhado”, com os diversos aspirantes à candidatura a prefeito se agredindo entre si.

“O veto do ex-prefeito, e referência do PSDB goianiense, Nion Albernaz a Bittencourt, herança da campanha extremamente agressiva de 1996, antes de provocar ondas imediatas de divisionismo, o que carregaria mais fortemente a impressão de esfacelamento da força político-eleitoral da base aliada em Goiânia, acabou provocando essa reatualização de valores da articulação interna. Prudentemente, Bittencourt não procurou o PSDB, fortemente influenciado por Nion, mas foi ao PSB, que tem em Vanderlan seu maior potencial no momento, e ao PSD, partido decisivamente importante na composição da cúpula da base aliada, e que tem condições de bancar nome próprio para a disputa. Esse é o ineditismo que se observa no pré-jogo da escalação do time que a base aliada vai apresentar para o eleitor goianiense no ano que vem”, escreve o jornalista.

A conclusão de Afonso Lopes é que “resta inegável que Luiz Bittencourt agiu de maneira a se proteger e ao mesmo tempo oferecer proteção política a dois dos principais atores do plano de montagem da linha de atuação da base aliada estadual em Goiânia, Vanderlan e o PSD. Isso não equivale a um pacto, que na política geralmente jamais dá em nada além de discurso efêmero e pontual. Vai além disso ao se mostrar enquanto atitude. E é uma atitude nova para a base, sempre tão unida nas eleições estaduais quanto esfrangalhada nas eleições goianienses”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...