O livro “Políticas Públicas em Goiás – Diagnóstico, Avaliação e Propostas”, contendo artigos de pesquisadores da UFG e publicado a partir de recursos da Assembleia Legislativa viabilizados pelo deputado Daniel Vilela, do PMDB, afirma que a política de terceirização dos serviços públicos é uma tendência irreversível e merece o apoio da sociedade.
O grande defensor da proposta, em Goiás, é o governador Marconi Perillo, que já repassou a administração dos hospitais estaduais para as organizações sociais, com sucesso, e agora prepara a repetição do modelo na área da educação.
O próprio Daniel Vilela, em entrevista ao Jornal Opção, admite que o estudo de pesquisadores da UFG sobre os serviços públicos, incluído no livro, chega a conclusões favoráveis ao caminho adotado pelo governador Marconi Perillo. “Em gestão de pessoas, o resultado da pesquisa publicada no livro é, inclusive, bom para o governo que está aí. A professora Marina Sartori diz que esse debate sobre terceirização do poder público não será polêmico no futuro como é hoje. E isso porque daqui a 50 anos o serviço público será basicamente terceirizado, pois não haverá outro caminho. E nisso defende a tese do governo atual”, admite o próprio deputado peemedebista.
Outros artigos relacionados no livro apresentam os programas sociais criados pelo governador Marconi Perillo como superiores aos implantados durante o governo de Maguito Vilela, pai de Daniel. A cesta básica de Maguito, por exemplo, é apresentada como uma ação paternalista. A política de incentivos fiscais do governo do Estado também é destacada como altamente positiva para a industrialização de Goiás.