domingo , 21 julho 2024
GoiásImprensa

Tribuna do Planalto condena reações à adoção das OSs na Educação e denuncia: “Sistema atual privilegia o mau professor e entrega alunos despreparados”

O semanário Tribuna do Planalto publica, na sua última edição, um contundente editorial com críticas às reações diante do anúncio da adoção do sistema de gestão das escolas estaduais através das organizações sociais.

Sob o título “Muito barulho por nada”, o editorial afirma que “o atual sistema privilegia o mau professor, tem uma produtividade inacreditavelmente baixa e, ao final, entrega para a sociedade estudantes que sequer sabem fazer operações matemáticas básicas e ler um texto de complexidade mediana. Essa é a educação pública que temos, com raras exceções”.

O texto cobra dos professores uma contribuição para que a educação possa avançar em Goiás: “Diante de um quadro caótico como esse, seria natural o surgimento de alternativas exequíveis por parte dos profissionais da educação. Mas o que eles têm para oferecer em termos de alternativa? Nada. Sequer têm argumento plausível em defesa do atual modelo educacional, simplesmente porque os educadores ou atuais gestores não têm um modelo a oferecer que seja capaz de equacionar o caos em que se transformou a educação pública no Brasil”.

Assinado pelo editor-executivo Manoel Messias, o editorial conclui que, “portanto, qualquer proposta que venha a sacudir e propor mudanças estruturais, que tenha como foco a melhoria da qualidade do serviço educacional oferecido à sociedade, deve ser considerada e avaliada. Porém para os defensores de privilégios mantidos às custas do dinheiro público não há discussão quando se mexe na zona de conforto em que estão plantados há décadas. Mas o país precisa andar pra frente, ainda que signifique mexer com privilégios intocáveis”.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...