terça-feira , 30 abril 2024
GoiásNacional

Decisão do Planalto de refinanciar dívida dos Estados, anunciada na quinta, é vitória do grupo de governadores do qual Marconi faz parte

Três dias após nove governadores terem ido a Brasília pressionar o Palácio do Planalto por saídas para a crise, o governo federal publicou nesta quarta-feira decreto que regulamenta o refinanciamento das dívidas dos estados com a União. O governador Marconi Perillo (PSDB) foi um dos principais articuladores deste grupo.

A aplicação da lei impactará mais de 200 contratos de refinanciamento de dívidas celebrados entre estados e municípios com a União. Deverá permitir aos devedores a redução em seus pagamentos futuros para a União. O ministério ressalta que a lei não provoca impactos para a dívida pública e não afeta o resultado primário da União e de estados e municípios.

O refinanciamento também era uma das principais bandeiras do movimento Brasil Central, que é presidido por Marconi e reúne governadores das regiões Centro-Oeste e Norte do País.

Os Estados também reivindicam ao Planalto o repasse de recursos previdenciários para pagamento de aposentadoria de servidores públicos estaduais e municipais, além do direito de cobrar, dos planos de saúde, pelos pacientes que recorrem à rede pública. Eles argumentam que 30% das pessoas que estão sendo atendidas em hospitais estaduais têm plano de saúde e que o SUS é que deveria ser ressarcido pelo serviço. Hoje, quem faz a cobrança é o governo federal.

 

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...