quinta-feira , 14 novembro 2024
Goiás

Deputado Bruno Peixoto afirma que alta no preço dos combustíveis é causada pela elevação das alíquotas de impostos federais e estaduais

O deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) credita o aumento no preço dos combustíveis aos impostos cobrados pelo Estado (o ICMS) e pelo governo federal. Bruno afirma que é contrário à alta no valor cobrado pela gasolina e pelo etanol nas bombas dos postos, mas pondera que os donos de postos estão sob pressão.

“O imposto de ICMS em Goiás é de 30%, e são mais quase 30% de impostos federais que influenciam diretamente no valor do produto para o consumidor final. No fim do ano, foi votado nesta Casa, com meu voto contrário e de toda a bancada da oposição, vários aumentos, mas agora o Procon, órgão fiscalizador controlado pelo Governo,  se esquece disso e quer colocar a culpa no empresário que também está sofrendo com a elevação dos custos, altas cargas tributárias e a falta de segurança”.

Bruno destacou ainda que é preciso ampliar o debate. “Está na hora de analisarmos o que está acontecendo por conta do aumento do ICMS, da pauta de cobrança, dos preços das companhias distribuidoras, das usinas. Tem que ouvir todo mundo”, afirma.

O presidente do Sindiposto, José Batista Neto, explicou que o valor de venda final do combustível não depende apenas dos donos de postos. “Os distribuidores repassam para os postos com preços bem mais altos”, afirma.

O  superintendente da receita, Adonídio Neto Vieira Junior, representante da Secretária da Fazenda (Sefaz),  justificou que o momento é de entressafra e que a adição de etanol (27%) na gasolina também eleva os valores. Segundo dados divulgados pela  Agência Nacional de Petróleo, no início deste mês, o consumo de combustíveis no Brasil caiu 1,9% na comparação entre 2014 e 2015. “Isso é ruim para o País, para os empresários que vendem menos e para o consumidor, que tem que pagar mais caro”.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...