segunda-feira , 24 agosto 2026
Nacional

Tá chegando a hora? Ministério Público de São Paulo pede prisão preventiva de Lula pelo caso do tríplex

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na denúncia em que acusa o ex-presidente de esconder que é dono de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

A defesa de Lula nega que ele seja proprietário do imóvel. A juíza Maria Priscila Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidirá se decreta ou não a prisão de Lula e se torna réus outros 16 acusados pelo MP na ação. A juíza não tem prazo para tomar essa decisão.

O caso investigado está relacionado com a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) (entenda). O inquérito que corre em São Paulo não tem relação com a Operação Lava Jato, em Curitiba.

Fundamentos da prisão

Segundo os promotores, Lula precisa ser preso preventivamente porque, solto, é uma ameaça à ordem pública. Eles dizem que o ex-presidente tentou se valer de sua influência para frear as investigações e inflamar a população contra as investigações do MP e as decisões da Justiça. Além disso, que há risco de “evasão extremamente simples”, pelo “poder” de ex-presidente que possui.

Artigos relacionados

Nacional

Pesquisa Data Folha mostra mais uma vez o fracasso de Caiado

Longe dos líderes A primeira pesquisa Datafolha após o início oficial da...

Nacional

Flávio cancela motociata em Juiz de Fora, cidade onde Bolsonaro sofreu atentado

Cancelamento O candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro, cancelou a motociata...

Nacional

Cinegrafista da GloboNews é demitido após bater em repórter durante debate

Confusão Um cinegrafista que prestava serviço temporário para a GloboNews foi demitido...

Nacional

Flávio Bolsonaro define Alfredo Gaspar como vice na disputa pela Presidência

De Alagoas O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta quarta-feira (5), o...