domingo , 2 agosto 2026
Nacional

Lula aceita convite para Casa Civil, sacramenta fim da Era Dilma e retorna à Presidência pela porta dos fundos

Fontes ligadas ao PT afirmam que o ex-presidente Lula aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff e vai assumir a Casa Civil.

Politicamente, a movimentação de Lula sacramenta o fim do governo Dilma. Desgastada, a presidente deixará de ser a principal referência para empresários, deputados e senadores no Palácio do Planalto. O poder de fato está, agora, em outras mãos.

A nomeação deverá ser acompanhada da entrada de um time no governo Dilma, uma condição imposta por Lula para aceitar o convite da presidente e assumir uma pasta do governo.

Entre os nomes que Lula gostaria de levar para o governo está o de Celso Amorim para Relações Exteriores. Não está descartada a substituição de Aloizio Mercadante, na Educação. Outros nomes, como o de Ciro Gomes, são ventilados por petistas.

Nas conversas, Lula alega que de nada valerá sua chegada ao governo sem a montagem de uma equipe que sinalize para mudanças, inclusive na política econômica.

Artigos relacionados

Nacional

Caso Odebrecht: Ex-senador Romero Jucá é condenado a quase 10 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Decisão O ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) foi condenado pelo Tribunal Regional Federal...

Nacional

Cacique Raoni é internado em estado grave em hospital de Mato Grosso

Internação Reconhecido internacionalmente pela defesa dos povos indígenas e da Amazônia, o...

Nacional

Operação mira prefeituras suspeitas de desvio de R$ 29 milhões em contratos

Desvios Uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União realizaram,...