terça-feira , 19 maio 2026
GoiâniaImprensa

Morre o jornalista Herbert de Moraes, fundador e diretor do Jornal Opção

Veja a nota de falecimento do Jornal Opção:

O fundador e diretor responsável do Jornal Opção, o jornalista e economista Herbert de Moraes, de 73 anos, morreu na quinta-feira, 24, no Hospital Anis Rassi. Ele estava internado há alguns dias. Ele havia quebrado um fêmur e estava com problemas pulmonares.

Herbert de Moraes fundou o Jornal Opção, em 1975, para ser um veículo de opinião, para interferir, via debate, no desenvolvimento do Estado. Ele era um apóstolo na defesa dos interesses de Goiás. Durante 40 anos, manteve o jornal na mesma linha — moderno, crítico, inteligente e opinativo — e sempre pediu aos editores que não mudassem a conduta editorial. Ele dizia: “O factual passa; a análise, desde que sólida, fica e reverbera”.

Quando surgiu a internet, ele foi um de seus principais entusiastas. Um editor, numa reunião de pauta, disse: “É o futuro”. Ele respondeu: ‘Não, meu amigo, é o presente dizendo que o futuro é agora”. Logo dominou tudo sobre a internet e, com seu entusiasmo e sua energia vitais, criou o portal do jornal. E dizia: “Estamos no mundo”. Ele estava certo. Era um visionário realista. Um grande homem. Com seu rigor costumeiro, diria: “Retire o advérbio”.

Herbert deixa sua mulher, Nanci Guimarães de Melo Ribeiro, e três filhos, Ludmila Melo (médica), Herbert Moraes (correspondente da TV Record em Israel e colunista do Jornal Opção) e Patrícia Moraes (diretora-editora-executiva do Jornal Opção), ambos jornalistas.

Leia mais sobre um dos maiores editores da história do jornalismo brasileiro num editorial recente do Jornal Opção.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: homem é esfaqueado na porta do cartório Antônio do Prado, em Goiânia

Esfaqueado Um homem foi esfaqueado na porta do cartório Antônio do Prado,...

Goiânia

Greve: Escolas de Goiânia têm aulas suspensas após Mabel ignorar reivindicações de servidores

Greve Escolas municipais de Goiânia começaram a suspender as aulas nesta terça-feira...

Goiânia

Educação de Goiânia pode entrar de greve mais uma vez após meses de negociação sem avanço com Mabel

Pressão A administração do prefeito Sandro Mabel está à frente de mais...

Goiânia

Goiás violento: Briga entre vizinhos por causa de conta de água termina com 3 esfaqueados em Goiânia

Confusão Uma desavença entre vizinhos terminou com três pessoas esfaqueadas, na noite...