quinta-feira , 9 janeiro 2025
Goiás

Jornal Opção diz que a secretária Ana Carla está em conflito com seus colegas Thiago Peixoto e João Furtado. O motivo? Ela seria contra os incentivos fiscais e eles a favor

Nota na bem informada coluna Bastidores, no Jornal Opção desta semana, diz que é conflituoso o relacionamento da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, com os seus colegas Thiago Peixoto, secretário de Desenvolvimento, e João Furtado, secretário da Casa Civil.

Segundo o Jornal Opção, o motivo do desentendimento seria a questão dos incentivos fiscais – cuja manutenção, corte ou extinção transformaram-se em polêmica dentro do governo do Estado desde a posse de Ana Carla na Sefaz, em janeiro de 2011.

Consta que, ao representar o governador Marconi Perillo em uma reunião ministerial em Brasília para definir a questão do alongamento e do desconto para as dívidas do Estado, Ana Carla teria feito uma veemente defesa da extinção cabal e definitiva dos incentivos fiscais, como forma de compensação para o alívio que o governo federal estava concedendo aos Estados com a redução nos pagamentos da dívida.

Pilar da estratégia de desenvolvimento industrial de Goiás há quase 40 anos, os incentivos fiscais – na visão da equipe que hoje comanda a Sefaz – seriam responsáveis pelas dificuldades de caixa do Estado, ao reduzir a arrecadação tributária. Já os seus defensores garantem que não há que se falar em prejuízos à arrecadação, uma vez que, sem os incentivos, a maioria das empresas instaladas no Estado teriam se dirigido para a região sul-sudeste do país, onde as vantagens logísticas e competitivas são muito maiores: não há que se falar, assim, que impostos que simplesmente não existiriam estariam fazendo falta.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...