sábado , 23 novembro 2024
Goiás

Setor automobilístico, âncora do desenvolvimento industrial em Goiás, entra em crise profunda: Hyundai e Mitsubishi estão produzindo cada vez menos

A CAOA, que monta carros da marca Hyundai em Anápolis, e a MMC Motors, que produz veículos como a logo da Mitsubishi em Catalão, continuam reduzindo o número de unidades que sai das suas fábricas – e, com isso, pagam menos impostos, empregam menos trabalhadores e geram menos riquezas.

As duas companhias sentem na carne o peso da crise que assola o setor automobilístico no Brasil, mais uma área produtiva atingida em cheio pelo desastre da administração de Dilma Rousseff.

Para piorar as coisas, tanto a CAOA quanto a MMC Motors estão envolvidas no escândalos das fraudes fiscais do CARF e na compra de medidas provisórias – em investigação pela Polícia Federal, que, no caso da MMC Motors, já se transformou em denúncia junto ao Poder Judiciário Federal contra os donos e diretores da empresa. A situação do proprietário da CAOA, CArlos Alberto Oliveira Andrade, também é juridicamente complicada.

O quadro é dramático. Em Catalão, a Mitsubishi já demitiu 1.500 funcionários e só funciona 3 dias por semana. Em Anápolis, a CAOA, segundo informa o Jornal Opção neste domingo, “com o pátio abarrotado de veículos, fez um acordo com o sindicato dos operários para não demitir, mas reduziu salários, principalmente gratificações, cortou horas extras e diminuiu a carta horária de trabalho”.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....