segunda-feira , 20 janeiro 2025
Goiás

Aliança prioritária de Michel Temer em Goiás é com Marconi: PMDB goiano só tem 2 votos no Congresso e, além disso, hesitou em apoiar o impeachment

A aliança prioritária do presidente Michel Temer em Goiás é com o governador Marconi Perillo, por um motivo muito raso e objetivo: Temer precisa de votos no Congresso Nacional.

Marconi está articulado com 2 votos no Senado (Lúcia Vânia e Wilder Morais) e com 13 na Câmara Federal. Já o PMDB, partido do presidente, conta com apenas 2 votos, na Câmara Federal (Daniel Vilela e Pedro Chaves) e tem conexão com um no Senado (Ronaldo Caiado).

Além disso, o PSDB nacional está investido na condição de principal pilar político do governo Temer.

Esse quadro de forças inviabiliza, no berço, qualquer tentativa dos peemedebistas goianos e do senador Ronaldo Caiado de sabotar os interesses de Goiás em Brasília: a privatização da Celg, a renegociação da dívida e a autorização para contrair novos empréstimos são os principais, no momento.

Contra o PMDB goiano pesam ainda, no entorno de Michel Temer, dois fatores: 1) os deputados federais Daniel Vilela e Pedro Chaves permaneceram por um longo tempo na lista dos indecisos do impeachment e só se definiram na reta final, quando a aprovação era mais do que certeza e 2) a falta de renovação do peemedebismo goiano, ainda atrelado à liderança envelhecida de Iris Rezende e, portanto, incapacitado para ganhar disputas estaduais.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...