sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiás

Trincheira de protesto de estudantes, artistas e intelectuais deveria ser ideias e argumentos, não invasões, coquetéis molotov e pneus incendiados

Em Goiás, estudantes e artistas fizeram os seus protestos, na semana passada, de uma forma violenta e perigosa para a sociedade e para o patrimônio público e privado.

Estudantes do Ensino Médio foram à Praça Cívica, em pequeno número, é verdade, mas atirando coquetéis molotov em ônibus, queimando pneus para bloquear o tráfego e jogando pedras contra a polícia.

Muitos estavam encapuzados. Dois foram presos – e se verificou que não eram secundaristas, mas universitários. O motivo do protesto, que acabou relegado a quase nenhum destaque nas notas que priorizaram os atos de violência, seria a decisão do governo do Estado de incluir as organizações sociais na gestão da Educação em Goiás.

Ao mesmo tempo, “artistas” e “produtores culturais” goianos invadiram o prédio do Iphan, órgão federal que cuida da proteção ao patrimônio histórico nacional, para protestar contra a extinção do Ministério da Cultura. Não, ninguém mostrou a bunda, como ocorreu em um outro protesto de “artistas” e “produtores culturais” também em Goiânia, no ano passado.

O que é intrigante é que ninguém – nem os tais estudantes da Praça Cívica nem os “artistas” e “produtores culturais” do Iphan – apresentou qualquer ideia ou argumento para as ações. Nenhum manifesto foi distribuído. Não havia líderes identificados nem muito menos uma pauta de reivindicações detalhada.

Ou seja: a vanguarda intelectual goiana, formada por estudantes e o povo dos movimentos culturais, renunciou à trincheira que é sua por direito e tradição – o debate de ideias e a exposição de argumentos. Em troca, adotou as invasões, bombas e pneus incendiados em vias públicas, ameaçando a segurança dos cidadãos e o patrimônio público e privado.

Isso, sim, é golpe contra a democracia.

[vejatambem artigos=” 52969,52931 “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....